Gerado Automaticamente pelo URLibService


Prefácio

Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, 8.
(SIBGRAPI)

São Carlos - SP, 25 a 27 de outubro de 1995


 

    O Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (SIBGRAPI) é um evento científico realizado anualmente desde 1988, sob o patrocínio da Sociedade Brasileira de Computação. Neste ano, o VII SIBGRAPI está sendo realizado nas dependências da Universidade Federal de São Carlos, como parte das comemorações do jubileu de prata dessa instituição.

    O objetivo do SIBGRAPI é reunir os pesquisadores de Computação Gráfica, Processamento de Imagens e áreas afins, para divulgação de seus trabalhos e incentivo à troca de ideias e experiências, de modo a se ter um panorama anual das atividades de pesquisa nessas áreas no país. Além disso, são especialmente convidados conferencistas nacionais e estrangeiros para participarem do simpósio. Paralelamente, como vem acontecendo nos últimos anos, são também organizadas mostras de vídeo e de arte computacional.

    Neste ano, foram submetidos 6 tutoriais, 68 artigos e 36 comunicações técnicas. A Comissão de Programa, baseada nas avaliações feitos por membros da Comunidade Científica, selecionou 4 tutoriais, 33 artigos e 19 comunicações técnicas. Temos a consciência que o processo de análise de trabalhos para simpósio científicos nunca é perfeito, principalmente pela rapidez de decisão requerida no processo. Os esforços são para que, a cada ano, a Comissão de Programa junto com a Comunidade Científica amadureça e aprimore cada vez mais este processo de avaliação. Cabe lembrar que cada trabalho é apreciado por três revisores que os classifica de forma quantitativa e qualitativa. Estes comentários realimentam os autores de modo a garantir e aumentar o nível técnico do evento, a cada nova edição.

    As principais melhorias introduzidas no processo de seleção dos trabalhos deste ano foram a não reclassificação de artigo em comunicação técnica, a impressão das comunicações junto com os artigos, e maior responsabilidade dada aos avaliadores da Comunidade Científica, tornando a decisão final menos sujeita a critérios subjetivos.

    Em relação à impressão dos Anais, foram mantidas as melhorias implementadas desde 1992: estilo SIBGRAPI utilizado pelos autores, diagramação da capa e distribuição de 20 reprints de cada trabalho aos autores. A modificação mais importantes conseguida neste ano, foi a experiência feita na impressão dos Anais a partir de versões eletrônicas PostScript. As demais páginas seguiram o processo convencional de paste-up e geração de fotolito. A experiência deste ano foi extremamente importante para permitir que em Anais futuros, a impressão seja totalmente eletrônica, com um significativo aumento da qualidade da apresentação aliado ao baixo custo de produção.

    Desejamos agradecer a valiosa colaboração dos colegas das Comissões Organizadora e de Programa, das Mostras de Vídeo de Artes, que, com seu esforço a dedicação, tornaram possível a realização deste evento. Não podemos esquecer de agradecer à Comissão Executiva no seu esforço de divulgar e representar nossa comunidade junto à Sociedade Brasileira de Computação e demais sociedades.

    Agradecemos à equipe de avaliadores pelo trabalho dedicado e atenção dada ao preenchimento dos questionários, que com suas críticas e sugestões, auxiliou o desenvolvimento de diversos trabalhos de pesquisa. Acreditamos que esta participação seja fundamental para o amadurecimento da Comunidade Científica e o aprimoramento da divulgação das atividades de pesquisa do setor.

    Nosso agradecimento se estende aos patrocinadores públicos e da iniciativa privada, cuja contribuição viabilizou economicamente o simpósio.

    Finalmente, nosso apreço aos pesquisadores que escolheram o SIBGRAPI para apresentarem seus trabalhos à Comunidade Científica, valorizando, com sua participação, a realização deste evento.

    O Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens reúne, anualmente pesquisadores, estudantes e profissionais atuantes ou interessados em Computação Gráfica, Processamento de Imagens, Visão Computacional e áreas correlatas. Iniciativa da Comissão Especial de Computação Gráfica e Processamento de Imagens da Sociedade Brasileira de Computação, desde 1988, o SIBGRAPI tem tido expressivo número de participantes dos diversos grupos de pesquisa e desenvolvimento em atividades nestas áreas no País.


São Carlos, outubro de 1995.

Roberto de Alencar Lotufo
Presidente da Comissão de Programa

Nelson Delfino d'Ávila Mascarenhas
Presidente da Comissão Organizadora