Gerado Automaticamente pelo URLibService


Prefácio do Volume 1 (Artigos)

Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, 7.
(SIBGRAPI)

Curitiba - PR, 9 a 11 de novembro de 1994


 

    O Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens reúne, anualmente pesquisadores, estudantes e profissionais atuantes ou interessados em Computação Gráfica, Processamento de Imagens, Visão Computacional e áreas correlatas. Iniciativa da Comissão Especial de Computação Gráfica e Processamento de Imagens da Sociedade Brasileira de Computação, desde 1988, o SIBGRAPI tem tido expressivo número de participantes dos diversos grupos de pesquisa e desenvolvimento em atividades nestas áreas no País.

    Para este VII Simpósio, o SIBGRAPI 94, foram submetidos sete tutoriais, uma sessão de comunicações coordenadas e 80 trabalhos, sendo 67 artigos e 13 comunicações, representativos das diversas linhas de pesquisa de 39 diferentes instituições do Brasil e do exterior. A Comissão de Programa compôs a programação do SIBGRAPI com palestras de convidados nacionais e internacionais, cinco tutoriais selecionados, um tutorial convidado, uma sessão de comunicações coordenadas e 11 sessões técnicas, com 38 artigos e 17 comunicações entre selecionadas e convidadas.

    Duas inovações foram introduzidas neste VII SIBGRAPI. Na chamada de trabalhos, foram divulgados os critérios gerais de avaliação das submissões, o que possibilitou aos autores um enquadramento mais fiel de seus trabalhos de acordo com as diretrizes do Simpósio. A segunda inovação, em termos de SIBGRAPI, foi a realização do processo de avaliação por via eletrônica, o que garantiu um tempo maior para discussão das submissões. Como nas edições anteriores do Simpósio, cada submissão foi enviada a três membros da Comissão de Programa que convidou um especialista de sua instituição para realizar a análise. O resultado das três avaliações de cada submissão foi confrontado e discutido, e a Comissão de Programa decidiu pela inclusão ou exclusão do trabalho no programa do Simpósio. Alguns autores de artigos submetidos, dado o estágio do trabalho relatado, foram convidados a apresentar sua pesquisa na sessão técnica de comunicações. Como em todo o processo de avaliação, se falhas ocorreram, pedimos desculpas e esperamos que elas sejam apontadas para o aprimoramento do próximo SIBGRAPI.

    O resultado deste trabalho de seleção pode ser apreciado nas apresentações durante as sessões técnicas e neste volume. Os Anais que temos a satisfação de apresentar são, em grande parte, o resultado do esforço de dois colaboradores, Jonas de Miranda Gomes, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, e Luiz Henrique de Figueiredo, da PUC-Rio, responsáveis pelo trabalho de editoração nos últimos três anos. A eles, nossos agradecimentos e reconhecimento pelo excelente trabalho realizado.

    Agradecemos aos membros da Comissão Organizadora, em especial Sérgio Scheer e André Luiz Pires Guedes, pelo trabalho incansável que tornou possível a realização de mais este SIBGRAPI.

    Agradecemos aos membros da Comissão de Programa pela presteza e dedicação na realização do processo de avaliação. Nosso reconhecimento aos avaliadores, cuja participação foi fundamental não só para a seleção dos trabalhos que compõem o programa deste Simpósio, mas para os próprios autores que receberam sugestões e críticas que puderam ser incorporadas a estas submissões ou que podem ser levadas em consideração na continuidade de seus trabalhos.

    Agradecemos, por fim, aos pesquisadores que escolheram este evento como meio de divulgação de seus trabalhos. Acreditamos que mais que apresentar um panorama da Computação e Processamento de Imagens no Brasil de 1994, o SIBGRAPI cumpre, mais uma vez, o papel de propiciar um fórum para a análise crítica dos trabalhos concluídos e em andamento e fomentar a interação entre diferentes grupos.


Curitiba, novembro de 1994.

Carla Maria Dal Sasso Freitas
Presidente da Comissão de Programa

Klaus de Geus
Presidente da Comissão Organizadora