É com grande satisfação que apresentamos os Anais do VI Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e processamento de Imagens, VI SIBGRAPI, realizado em Recife, Pernambuco, de 19 a 22 de outubro de 1993.
Este ano, tivemos a submissão de um número recorde de trabalhos para o simpósio: 71 artigos e 22 comunicações. Após um exaustivo processo de avaliação, foram aceitos 40 artigos e 28 comunicações. Dentre as comunicações aceitas, vale ressaltar que 18 delas haviam sido originalmente submetidas como artigos. Expressivo, também, foi o número de tutoriais propostos (19), o que tornou particularmente árdua a tarefa de selecionar 9 dentre estes, para apresentação. É gratificante constatar que o SIBGRAPI já se firmou como um evento de referência nas áreas de Computação Gráfica, Processamento de Imagens, Visão Computacional e correlatas, o que fica evidente pela quantidade e qualidade dos trabalhos aceitos.
Aproveitamos a ocasião para agradecer a todos os membros da Comissão de Programa do Simpósio pela participação na extenuante tarefa de revisão dos trabalhos. É importante ressaltar que nós reconhecemos que o processo de avaliação do SIBGRAPI, como o de qualquer outro congresso deste porte, está longe de ser perfeito. É dever da nossa comunidade, portanto, tentar aprimorá-lo cada vez mais, visando minimizar os possíveis equívocos. Se algum colega considera que um artigo seu foi injustamente rejeitado para o Simpósio, pedimos desculpas em nome da Comissão de Programa, e solicitamos que, caso tenha ideias sobre como melhorar o nosso processo de seleção, por favor, não deixe de externá-las.
A qualidade do trabalho de edição dos Anais do SIBGRAPI tem melhorado a cada ano, atingindo um padrão comparável ao de congressos internacionais. Isto se deve, em muito, aos esforços de Jonas de Miranda Gomes, e de Luiz Henrique de Figueiredo, do Instituto e Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que foram os responsáveis pelo trabalho de edição nos últimos dois anos. Esperamos que esta qualidade seja mantida, ou até mesmo melhorada, no futuro, pois consideramos que os Anais são o principal registro que permanece do Simpósio.
Deixamos aqui os nossos melhores agradecimentos a todos os membros das diversas comissões envolvidas na organização do VI SIBGRAPI, aos nossos patrocinadores, aos autores e palestrantes, aos revisores de trabalhos, e em particular aos nossos convidados, Prof. Alan Watt, Prof. Clésio Tozzi, Prof. John Rasure, Prof. Oscar Bustos, e Prof. Ronaldo Marinho Persiano.
Agradecemos também àquelas instituições que não aparecem como patrocinadoras oficiais do VI SIBGRAPI, mas cuja valiosa ajuda permitiu garantir o brilho do evento. Dentre as principais, poderíamos citar o Laboratório de CAD Inteligente da PUC-Rio (ICAD), o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais).
Esperamos que as equipes responsáveis pelas partes técnica e organizacional do próximo SIBGRAPI possam repetir o que dizemos agora sem hesitação: VALEU A PENA!
Recife, Outubro de 1993.
Marcelo Dreux
Presidente da Comissão de Programa
José Ricardo de Almeida Torreão
Presidente da Comissão Organizadora
|